Assunto da EBD:::Saulo ou Paulo? Conhecendo este homem.

Talvez você já tenha ouvido falar que Saulo teve seu nome mudado quando teve seu encontro com Jesus. Outros afirmam que antes de sua conversão, era perseguidor, mas passando a seguir a Cristo, se convertendo, teve seu nome mudado passando a se chamar Paulo. Mas será que foi isso mesmo?

Vamos conhecer um pouco mais sobre este homem.

Primeiro tenhamos o conhecimento que, não podemos, não devemos, ir além do que as Escrituras nos ensinam, além do que está escrito (1 Co 4.6), o próprio Paulo nos adverte isso.


No texto Bíblico de Atos dos Apóstolos 9. 1-9 - As autoridades religiosas de Jerusalém outorgaram a Saulo cartas que lhe garantiam o direito de prender os cristãos. Todavia, no caminho de Damasco, Saulo teve um encontro memorável com Jesus. Este encontro mudou radicalmente sua vida. Diante do Rei dos reis, Saulo, o perseguidor de cristão, se prostra. Um dia, todos terão que se curvar diante de Jesus. As convicções religiosas de Saulo também são lançadas ao chão naquele momento. Embora cego, Saulo sai daquele encontro transformado e “enxergando” a realidade! Esse novo homem ficou três dias sem comer ou beber nada, certamente pensando em tudo que lhe aconteceu.


"Damasco [era] uma cidade comercial importante, estava situada cerca de 280 quilômetros a nordeste de Jerusalém, na província romana da Síria"1 

Saulo era um homem extremamente religioso, conhecedor da Lei, porém, sedento espiritualmente. A religiosidade não implica em relacionamento com Deus. Todavia, Saulo teve um encontro com Cristo, confessou seus pecados, entregou-se inteiramente a Jesus e passou a ter uma nova vida, que implica em um relacionamento íntimo e pessoal com Jesus, o Filho de Deus.

Mas o que a Bíblia nos diz quanto a mudança do nome: Saulo ou Paulo?

'A verdade é que em nenhum lugar das Escrituras encontramos menção de Paulo ter mudado de nome. O que a Bíblia diz é o seguinte: “Todavia, Saulo, também chamado Paulo…” (At 13.9).

Até este versículo, o apóstolo é chamado (no registro da Palavra de Deus) de Saulo; a partir de então passa a ser chamado de Paulo. E, na hora da mudança, Lucas, o autor da narrativa diz que Saulo TAMBÉM era chamado Paulo. Ou seja, não houve uma troca de nomes, o que de fato a Bíblia diz era que ele tinha DOIS NOMES DIFERENTES, fato comum para um judeu que também tinha cidadania romana, como era o caso de Paulo (At 16.37,38 e 22.25,26).

Saulo era o nome hebraico; enquanto a Bíblia retrata a relação do apóstolo com os judeus, este nome aparece – mesmo depois da conversão (o que indica que o nome não mudou por causa da conversão). Entretanto, quando enviado juntamente com Barnabé em sua viagem missionária aos gentios, o escritor de Atos menciona que Saulo TAMBÉM era chamado Paulo, seu nome romano e de relacionamento com os gentios.

Este é o mesmo caso de Silas, companheiro de viagens de Paulo, que também era chamado de Silvano (ver 2Co 1.19; 1Ts 1.1 e At 15.22-40; 16.19; 17.15; 18.5). E, alguns acreditam que a variação do nome João e Marcos (companheiro de viagem de Paulo e Barnabé) tenha o mesmo motivo (At 12.12,25).'2

CONHECENDO ESTE HOMEM 

SAULO DE TARSO
Na Comunidade Judaica, Paulo era conhecido por um nome bem hebreu: Saulo (At 9.1,4,11). Ele provinha de uma família benjamita que, apesar de viver na Diáspora, era mui fiel à tradição (Fp3.5)

Instruído aos pés de Gamaliel (At 22.3), Saulo pertencia ao partido religioso mais conceituado do Judaísmo — os fariseus (At 26.5; Fp 3.5). Ele conhecia profunda e intimamente o Antigo Testamento (Rm 1.17; 3.4,5,10-18; 9.6-33), as tradições de seu povo (At 26.24: 28.17,18; Gl 1.13-14) e a língua hebraica (At 22.1,2). Era tão bem versado no meio religioso de Israel que, dos principais sacerdotes, recebera autorização para perseguir os discípulos de Cristo (At 26.10).

As evidências indicam que Paulo cursou a universidade de Tarso. Haja vista o seu domínio do idioma grego e dos autores clássicos, dos quais cita pelo menos dois: Aratos e Epimênides (At 17.28; Tt 1.12). Cidadão romano, falava também mui provavelmente o latim.

PAULO - Cidadão Romano
Natural de Tarso, na Cilícia (At 9.11; 21.39; Gl 1.21), Paulo tornara-se, por nascimento, cidadão de Roma, pois a cidade era província romana (At 22.25-29).

Observação: Naquele tempo, a nacionalidade romana era adquirida de três maneiras:
1- por direito de nascença,
2- por concessão imperial e 
3 - por aquisição pecuniária (At 22.28; 23.27; 24.7,22).

Conhecia muito bem os seus direitos como romano (At 22.25-29; 25.10-12,21,27).


RESUMO DA VIDA DE SAULO

•  Nascido em Tarso (bairro judeu), Capital da Cilícia (22.3);
•  Família da Tribo de Benjamim (Fp 3.5);
•  Intensamente religioso (Gl 1.14);
•  Fariseu (23.6);
•  Cidadão romano (22.25-28);
•  Fazedor de tendas (18.3);
•  Aluno de Gamaliel (22.3);
•  Guardava a Lei (26.5);
•  Um encontro com Jesus mudou sua vida (9);
•  Foi batizado (9.18);
•  Suas últimas palavras (2Tm 4.6-8).

Paulo possuía dupla cidadania, era ao mesmo tempo judeu (Fp 3.5) e romano (At 22 25-28). Portanto, possuindo também dois nomes (Saulo, também chamado Paulo, conforme nos relata o Dr.Lucas 'At 13.9').

SAULO - nome hebraico para os Judeus
PAULO - nome romano para os gentios

Paulo é considerado, depois de Jesus, o personagem mais importante da historia da Igreja Cristã (At 24.5). Ele escreveu quase a metade dos livros do Novo Testamento e foi responsável direto pela evangelização dos gentios. Dezessete dos vinte e oito capítulos de Atos dos Apóstolos são dedicados à conversão e ao ministério do apóstolo dos gentios (At 9; 13-28). Sabemos mais a respeito de Pauto do que dos demais apóstolos.

A formação cultural e religiosa de Paulo foi importante para a realização da obra de evangelização dos gentios e judeus.


Bibliografia sugerida:
Comentário do Novo Testamento Aplicação Pessoal. 3.ed. vol.1. RJ: CPAD, 2009.
RICHARDS, L. O. Comentário Histórico Cultural do Novo Testamento. 1.ed. RJ: CPAD, 2007.

Fonte:
Atos dos Apóstolos — Até aos confins da Terra - 1º trim-2011 - Claudionor Corrêa de Andrade
A Vida e os Tempos do Apóstolo Paulo - Charles Ferguson Ball - CPAD
Bíblia de Estudo Pentecostal
http://aquieuaprendi.blogspot.com.br/2016/03/saulo-ou-paulo-conhecendo-este-homem.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JOVEM RICO EXEGESE (marcos 10:17-21)

Posso fazer jejum de chocolate, refrigerante, TV, etc? É bíblico?